terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Como escovar os dentes do cachorro.


O cachorro também tem problemas de tártaro que certamente se acumula nos dentes se não tratados de forma correta. Muitos acham frescura, mas se olhar pelo prisma de que um ser humano necessita escovar os dentes, os cachorros também, especialmente os filhotes. Muitas doenção se originam em função da má saúde bucal.

- Por isso, veja as dicas de como escovar os dentes do cachorro:

* Em hipótese alguma use pasta de dente de ser humano,  porque o creme dental do ser humano contém substâncias químicas que com certeza fará mal a ele. Recomendação do meu veterinário.

* É importante escovar os dentes do cachorro desde pequeno para ele se habituar e porque faz parte da higienização e saúde bucal do animal, principalmente para quem tem filhos pequenos.

* Alguns veterinários e especialistas indicam o uso do antisséptico oral alternado com o creme dental. Cuidado, o uso prologado pode amarelar os dentes do animal que segundo eles é reversível com a suspensão do uso, mesmo assim, tome cuidado.

* Usar uma escova de dentes inadequada pode machucá-los, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada, ou uma “dedeira” que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes do seu peludo com a maior facilidade. 

- alguns truques para escovar os dentes do meu cachorro:

* A primeira dica é: compre algumas opções de sabores e veja qual ele goste mais;
* Pegue ele no colo e brinque um pouco com ele sem agitá-lo;
* Mostre a escova e faça carinhos com as mãos;
* Depois, deixe ele lamber a escova;
* Massageie os dentes e a gengiva até ele se habituar;
* Em seguida coloque a escova dentro da boca;
* Deixe ele morder um pouco;
* Tire a escova e abra a lateral e escove os dentes devagar;
* Faça o mesmo na outra lateral;

- Pela lateral é mais fácil do filhote deixar;

|Depois de familiarização com a escova tente escovar a frente e pronto. 
|É fácil e gostoso de se fazer. É um momento onde você deve mostrar ao |cachorrinho que você 
|vai cuidar dele. Se ele sentir isso, não terá mais problemas e pra ele será |sempre divertido. 

-Dicas médica para escovar os dentes de um cachorro:

Primeira semana:
Passe seu dedo indicador por sua gengiva. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo se ele permitir que você passe o dedo em sua gengiva e dentes.

Segunda semana:
Enrole uma gaze no seu dedo e esfregue em sua gengiva e dentes e repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Seções de 5 minutos 2x/dia.

Terceira semana:
Use um antisséptico oral que contenha Clorexidine na formulação. O mais indicado pelos veterinários é o Periogard da Colgate. Passe nos dentes do cão e depois leve-o para passear. Seções de 2x/dia por uma semana.

Quarta semana:
Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa e macia e substitua o Periogard pela pasta de dentes própria para cachorro. Escove primeiro as laterais, isso facilita porque é uma forma de habituar o cachorro com a escova.

http://www.youtube.com/watch?v=uluWLm14AL4

Nenhum comentário:

Postar um comentário